Tour

Favela Tour Cultura e Arte – Cantagalo e Pavão-Pavãozinho

Galeria





Uma programação única para quem que conhecer as favelas do Rio de Janeiro através da arte e da cultura brasileira. Este passeio é feito no primeiro museu de território de favela do mundo. O visitante percorre dois quilômetros dentro das favelas Cantagalo e Pavão-Pavãozinho passando por 26 casas grafitadas com desenhos que retratam a história da favela e a cultura local.

O museu de história a céu aberto foi criado com objetivo de  resgatar a memória destas comunidades e expor sua beleza cultural. O roteiro chamado circuito de casas-telas foi traçado a partir de lugares simbólicos para os moradores, lugares que mostram a cultura local e que também alertam sobre as necessidades existentes dentro da favela, como os problemas na coleta de lixo e vazamento de água.

A caminhada dentro da favela é guiada por um morador da comunidade que conta a história mostradas nas telas. Cada obra de grafite é acompanhada por um texto inspirado na literatura do cordel.

As ruas estreitas, o sobe e desce das ladeiras, os lindos grafites e a maravilhosa paisagem vista lá de cima retratam a alma da favela. Neste passeio o visitante conhece a favela e seu cotidiano pela visão dos seus moradores. O museu a céu aberto possibilita muito mais do que a exposição de arte que retrata a cultural local, ele é uma porta para a integração entre diferentes classes e culturas.

O passeio de 4 hrs inclui: transporte + trilha guiada.




Ao realizar esse passeio o turista experimenta a realidade destas favelas e ajuda a melhorar a qualidade de vida da população local, gerando condições de mercado para que eles possam se desenvolver de forma sustentável.


Além de levar turistas e fomentar esse novo mercado dentro da favela, a Soul Brasileiro apóia esta comunidade e busca parceiros para realizar os diversos projetos feitos pela ONG - Museu de Favela. Essa ONG é composta por líderes comunitários que realizam projetos para fomentar a cultura, a educação e o empreendedorismo dentro da favela. Desenvolvem projetos sólidos que pouco a pouco resgatam a auto-estima dessa população que agora está livre da violência e que precisa de oportunidades para se desenvolver.



Leia a matéria sobre esse passeio no blog da Veja Rio, por Carolina Senra.

Assuntos Relacionados:


Share

Depoimentos(1)

Por Quincy Farias - 01 de Março de 2011 às 13:38:12

eu amo tudo relacionado a cultura a arte . assisti um filme gravado nessa comunidado do cantagalo me apaixonei por la um dia espero poder visitar pra ver como é ee poder aprender um pouco com isso tudo


Deixar um depoimento

Informe os campos destacados.









Entraremos em contato para informar as datas disponíveis e finalizar sua reserva.

Informe os campos destacados.

Sua mensagem foi enviada com sucesso