Música Popular Brasileira – MPB

A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da bossa nova. Teve influência de outros ritmos, como o rock e o samba, em um cenário de miscigenação de culturas. A MPB, além de ter grande relevância como manifestação estética, tradutora da identidade cultural, apresenta-se como um forma de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil.

Apesar de abrangente, a MPB não deve ser entendida como um sinônimo de música do Brasil. A MBP é um gênero dentro da totalidade de ritmos oriundos do nosso país. Muito ampla e difundida, a Música Popular Brasileira tem em sua história uma variedade imensa de cantores de sucesso, entre eles Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso e Marisa Monte.

A televisão desempenhou um papel importante para a divulgação da MPB e de seus novos artistas. Com a transformação da bossa nova, uma nova geração de compositores foi lançada. O tema Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, marcou o início da MPB, mostrando uma música de protesto, nacionalista, com aproximações ao samba tradicional. Nomes como Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia marcaram os anos 80 da Música Popular Brasileira.

Hoje a MPB, já consagrada, amadurece, cresce, amplia-se e incorpora novos artistas. O perfil inicial marcadamente nacionalista foi integrando elementos de diversas procedências. Esta diversidade é saudada, é uma das marcas deste gênero musical, que hoje apresenta ainda mais dificuldades para sua definição. Atinge toda população brasileira, todas as classes, raças e credos, identifica nossa maneira de viver.

Artistas como Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Chico César, Dorival Caymmi, Elba Ramalho, João Bosco, Lenine, Maria Rita, Milton Nascimento, Nando Reis, Ney Matogrosso, Seu Jorge, Tim Maia, Vanessa da Matta, Wilson Simonal e Zeca Baleiro representam esse gênero musical.

Confira alguns vídeos de MPB:

Alegria Alegria – Caetano Veloso

Aquele Abraço – Gilberto Gil

Marisa Monte – Não é Fácil

Outros vídeos de MPB

Assuntos Relacionados:

Share

14 Comentários sobre "Música Popular Brasileira – MPB"

  1. Wady disse:

    Legal essa explicação, talvez pudesse ter citado nominalmente a tropicália, mas está no texto de outra forma.
    Enfim, é uma pena constatar que a televisão teve papel importantíssimo para divulgação desses talentosos novos artistas em sua época, mas que hoje em dia, não abre esppaço para nada que não seja temperado com jabá.
    Sou músico (se queiser escute meu trabalho em http://www.dessambando.com) e se não fosse a internet, dificilmente conseguiria divulgar massivamente meu trabalho autoral, pois nem se eu tivesse o dinheiro pagaria o odioso Jabá para poder tocar em rádios e programas televisivos.
    Os programadores deveriam se inspirar no juri dos grandes festivais, que ao selecionar quem participaria, não utilizou o critério comercial para determinar sua pauta. O resultado? É, como apontado, o que ficou conhecido como MPB.

  2. Reeh Queiroz disse:

    adorei amiis é pesquisa da escola

  3. danni disse:

    acho muito legal

  4. Nilooh-daniloh disse:

    e msm Concordo cm vcs

  5. gabriel disse:

    a um erro no primeiro paragrafo olha so
    como um forma de preservação da memória coletiva

  6. alessandra disse:

    muito bom,gosteii

  7. LEANDRA disse:

    EU ACHO QUE FUNK DESVALORIZA AS MULHERES DO MUNDO POR ISSO NÃO É UM MPB

  8. Nicole disse:

    Esse site me ajudou muito fazendo trabalho para aula de musica..

  9. Dennis Otávio disse:

    Pena que MPB, não seja realmente popular…poucos podem ir em um show de cantores de MPB. Eu não curto MPB como forma de protesto, são cantores que gostam de se expressar para a elite.

  10. pedro disse:

    muinto bom esse site

  11. Isadora Pinto e Ppk disse:

    Oi , gostei mt . A recompença disso será meu cu :* 2 bjs , me come

  12. CAMILLA disse:

    OI EU COPIEI TODO O TESTO TODO PARA MINHA ESCOLA E EU GANHEI PONTO NA ESCOLA TCHAAL

  13. CAMILLA disse:

    OI EU COPIEI TODO O TESTO TODO PARA MINHA ESCOLA E EU GANHEI PONTO NA ESCOLA TCHAAL

  14. muito bosta

Deixar um comentário